top of page
Buscar
  • Foto do escritorIara Luz

Transformação Digital: será que os líderes estão preparados?

O termo Transformação Digital tornou-se uma palavra da moda atualmente. Pare para reparar e veja como virou um assunto amplamente utilizado e debatido nos quatro cantos de um organização. Por outro lado, o processo de digitalização das empresas já está sendo discutido há anos! A grande diferença é que as organizações atuais precisam lidar com inteligência artificial, realidade virtual, big data, internet das coisas e as outras infinidades de inovações que surgiram ao longo dos anos. Sem contar que a velocidade das mudanças é muito maior e ágil, o que exige capacidade de aprendizado constante.


Infelizmente, a maior parte das empresas existentes apenas reage às mudanças e tendências do mercado. É baixa a porcentagem de organizações que se dedica proativamente aos investimentos para adaptarem-se ao mercado em disrupção. Na verdade, não tem para onde fugir. Engana-se quem pensa que a Transformação Digital é um assunto da área de Tecnologia da Informação (TI). Hoje em dia, cada vez mais executivos estão prestando atenção ao tema.


Novas competências essenciais para a liderança


A forma como trabalhamos já não é mais a mesma. Além disso, as competências, habilidades e atitudes necessárias também não. Aliás, tudo isso permanecerá em constante mudança. É preciso continuar desenvolvendo 4 habilidades para fazer a diferença nessa nova etapa tecnológica:


Olhar futurista: abrir mão de velhos conceitos em nome do sucesso da organização;

Visão tecnológica: identificar quais são as tecnologias que vão gerar impacto positivo para o negócio;

Perfil inovador: descobrir oportunidades em meio a muitas possibilidades;

Olhar humanitário: preparar as melhores estratégias para amenizar os impactos da tecnologia no humano.


Os líderes estão preparados?


Antes de qualquer coisa, não podemos esquecer que a mudança deve começar pelo mindset, ou seja, pelo modelo mental de líderes e posteriormente de toda a equipe para que seja gerada uma profunda mudança na cultura organizacional. O ideal é que a liderança acredite na unificação das suas culturas com uma mentalidade digital. Só assim a tecnologia será o elemento fundamental da transformação.


Um bom líder nessa transformação digital sabe qual a hora de requisitar algum processo automatizado. Por isso, pense em como é possível combinar os dados vindos de Analytics e o de Business Intelligence junto com os processos de desenvolvimento dos colaboradores, aí você tem um desempenho muito mais efetivo e tem uma jornada de processos que podem ser otimizada já que você tem toda a base de dados para tomar uma decisão.


Todo projeto importante de uma companhia necessita de respaldo e governança para que saia do papel, não é mesmo? Ainda mais importante é o papel dos líderes considerando a transformação digital, afinal este desafio exige, na maioria das vezes, mudança de mindset e resolução de conflitos quando necessário. Como um verdadeiro líder servidor, o líder na era da transformação digital deve inspirar e permitir que a sua equipe atinja todo o potencial em um momento de grandes possibilidades.


Diante dessas necessidades de desenvolvimento, fica claro que não se trata da tecnologia se sobrepor ao humano ou vice-versa. Trata-se de aliar essas duas forças a serviço de uma sociedade melhor e de resultados mais sustentável para todos os envolvidos. Você consegue identificar em que estágio de transformação digital sua organização se encontra?


6 visualizações0 comentário
bottom of page