Buscar
  • Iara Luz

Será que a profissão do vendedor existirá no futuro?



Os consumidores estão cada vez mais informados e mais autônomos do que nunca. Eles pesquisam cada vez mais sobre produtos e serviços que estão pensando em comprar. Os clientes querem soluções concretas para problemas existentes e não a velha fórmula de vender algo a um consumidor que não precisa de determinado produto. Sendo assim, será que a profissão do vendedor ainda existirá no futuro?


De acordo com Andy Hoar, principal analista da Forrester, muitos vendedores estarão obsoletos em apenas cinco anos. Dos 4,5 milhões de vendedores B2B que existem hoje no mercado, estima-se que um milhão de empregos serão deslocados até 2020. Pode parecer um pouco estranho imaginar o profissional de vendas como uma profissão obsoleta, mas já adianto que melhor do que mudar de área, é preciso se reinventar. E você está preparado para isso?


Um bom vendedor se adaptará aos clientes, novos produtos, situação financeira da empresa e econômica do país. O processo de vendas do futuro será uma assessoria particular, onde o vendedor irá entender qual é a necessidade do cliente para propor uma solução adequada e ao alcance do orçamento. Não adianta querer empurrar o produto. É preciso agregar valor e oferecer uma experiência memorável ao cliente.


Nesse cenário onde o vendedor estará criando conexões cada vez mais fortes com seus consumidores, será imprescindível o investimento em treinamentos e capacitação. O profissional de vendas e gerentes da área, vão precisar estar cada vez mais preparados para lidar com estratégias e público. Por isso, aqui vai o melhor conselho: considere investir em auto-capacitação e treinamentos para pessoas da sua área. Só assim elas são capazes de aproveitar todo o potencial e melhorar os resultados dos negócios.


Isso tudo nos faz prever que no futuro, cada empresa terá um profissional de coaching dentro de suas organizações. Um excelente profissional de coaching facilita a execução da equipe de vendas no processo de vendas e na metodologia. Ele apoia o crescimento das habilidades e reforça os comportamentos certos nos momentos certos. Também melhora os tempos de aceleração e reduz volume de negócios excessivo.


O profissional do futuro tem vários desafios pela frente, por isso é imprescindível a busca constante por atualização e autodesenvolvimento. O coaching é o processo eficaz para que os profissionais identifiquem suas qualidades, desenvolva novas habilidades e competências. Essa ferramenta de autoconhecimento será essencial para que os profissionais se adequem a mercados futuros e sintam-se cada vez mais realizados em suas profissões.

5 visualizações

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com