top of page
Buscar
  • Foto do escritorIara Luz

Os conceitos mais importantes para a autoliderança


Liderar é muito mais do que dar ordens e organizar as atividades da equipe. O líder é aquele que tem o caráter e as habilidades necessárias para lidar com situações difíceis, observar problemas, elaborar soluções e servir de inspiração para as pessoas à sua volta. Para atingir todas essas qualidades, o profissional precisa desenvolver a autoliderança.


A autoliderança, de forma resumida, é a capacidade de um indivíduo gerenciar comportamentos e pensamentos, tanto da vida pessoal quanto da profissional, para alcançar os seus objetivos.


O desejo de liderar a si mesmo, antes de liderar outras pessoas, deve ser uma vontade que nasce do próprio profissional. Mas, afinal, como alcançar a autoliderança?


Autoconhecimento

O autoconhecimento é um processo em que o indivíduo reflete sobre seus próprios padrões de pensamento e comportamento, a fim de melhorar as suas tomadas de decisões de modo geral.


E por que esse conceito é tão importante para se tornar um bom líder? A liderança é muito mais do que apenas comandar uma equipe. A capacidade de trabalhar com as particularidades de cada membro do time, identificando suas habilidades e dificuldades, só é possível quando o profissional já sabe lidar com as suas próprias inseguranças!


Antes de mais nada, o líder precisa servir de exemplo, demonstrando que está confiante com relação às suas decisões e, principalmente, está disposto a guiar a equipe.


Autogestão

Não basta somente conhecer os seus potenciais e obstáculos internos, também é preciso saber administrá-los.


A autogestão é uma maneira de organizar seus pensamentos e afazeres, com objetivo de melhorar sua própria produtividade e performance. Um bom líder, antes de tudo, precisa ter a liderança interna das suas emoções (autocontrole, confiança, foco) e do seu trabalho para poder orientar os outros integrantes do time.


A autogestão anda de mãos dadas com o autoconhecimento. Não há como determinar e planejar os seus objetivos, metas e prazos diários sem se conhecer.


Autodesenvolvimento

Depois de reconhecer e administrar as suas competências, chegou o momento de desenvolvê-las. Quando se trata de liderança, é preciso buscar dois lados do autodesenvolvimento: o interno e o externo.


O desenvolvimento interno busca melhorar as características relacionadas ao caráter do indivíduo, como por exemplo humildade, intuição, visão e autoconsciência. Isso vale para ser respeitado pela equipe e também para impulsionar o líder a usar suas habilidades pessoais.


Já o desenvolvimento externo é o momento para a liderança buscar excelência nos resultados, a partir das suas habilidades e competências. É por isso que o profissional deve aprimorar seu conhecimento em liderança, gerenciamento de processos e entendimento de negócios.


Não se trata só de entender o que você quer para a sua empresa, mas também compreender que barreiras estão em seu caminho. Tais barreiras podem vir de formas variadas e pode ser até algo emocional! Ter um direcionamento genuíno e em harmonia com seu perfil e suas ambições é essencial em qualquer tipo de carreira.


Acredite: a boa liderança começa com você!


2 visualizações0 comentário
bottom of page