top of page
Buscar
  • Foto do escritorIara Luz

O papel da Inteligência Emocional na boa liderança

A Inteligência Emocional está diretamente relacionada à uma excelente liderança. Os líderes que têm inteligência emocional conseguem lidar da melhor maneira com as pressões impostas pelo trabalho, mantendo seu autocontrole e passando estabilidade para os membros das suas equipes. Você já parou para pensar se está desenvolvendo a sua inteligência emocional?


A Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. O autoconhecimento e também reconhecimento das próprias emoções, é o primeiro passo para entender como o nosso corpo e a nossa mente reagem às situações que somos expostos. Líderes com inteligência emocional são capazes de reconhecer suas emoções à medida em que elas acontecem.


Um caminho para conseguir isso é ser um espécie de vigilante dos seus pensamentos e da sua energia. Conhecendo suas emoções, você conseguirá tomar decisões sobre como agir, ao invés de “reagir” às situações que estão à sua frente. Primeiro nos conhecemos para depois fazermos escolhas de como lidar com determinadas situações de forma mais racional e menos emocional.


Conhecer suas próprias emoções não é o mesmo que saber como controlá-las. O autocontrole emocional começa a partir de quando você toma consciência dos gatilhos que levam você à determinadas reações como raiva, tristeza, impaciência, euforia, irritação, sarcasmo, etc.


Como você viu, as competências da inteligência emocional são essenciais para que um líder consiga ter sucesso em exercer plenamente sua liderança, quer seja no mundo corporativo ou em grupos sociais. Afinal, a liderança está presente em diferentes ambientes e papéis que todos nós vivemos hoje em dia!


A minha dica de outro para você que é líder é investir em autoconhecimento para desenvolver a sua Inteligência Emocional. Líderes que são emocionalmente inteligentes são capazes de proporcionar ambientes seguros, onde os colaboradores se sentem confortáveis ​​para assumir riscos calculados, sugerir ideias e expressar suas opiniões. Precisa de ajuda para desenvolver a sua Inteligência Emocional? Conte comigo para isso! Estou pronta para te ajudar.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page