top of page
Buscar
  • Foto do escritorIara Luz

Como funciona o Coaching aplicado em vendas?



Há quem diga que no futuro toda empresa terá um coaching, eu destacaria que toda equipe comercial terá as competências de um coaching. Sabemos que não é novidade que para ter um excelente time de profissionais é importante treinar e investir na atualização de cada colaborador. Mas como fazer isso? A resposta é: gerando em seu time competências de um coaching de vendas.


Coaching de vendas nada mais é do que desenvolver na equipe técnicas de um processo de coaching, desenvolvendo a competência para aplicar junto aos seus clientes. Afinal, estimular o potencial de cada vendedor é a medida chave para que no fim do mês os resultados sejam alcançados.


E se ao invés de você exigir que seus vendedores funcionem como máquinas somente para entregarem a meta das ligações ou visitas a clientes, você os treinasse para ter um percentual mais alto de aproveitamento das ligações realizadas, assim como as visitas? Pare para pensar sobre as perguntas eles fazem. Eles sabem o melhor momento para fazer as perguntas? Que tipo de abordagem eles fazem aos clientes? Quando eles falam, comparado com o cliente?


A metodologia do Coaching é desenvolvida de uma maneira que as respostas são buscadas dentro da própria pessoa. Dessa maneira, o cliente se sentirá mais comprometido pela solução e isso reduz as objeções. É claro que esse processo envolve áreas de conhecimento e técnicas diferentes. Portanto, o ideal é buscar treinamento ou aperfeiçoar o seu conhecimento sobre esse tema. Muitas competências técnicas e comportamentais são melhoradas, como por exemplo o ato de ouvir na essência.


Além disso, o processo de Coaching de Vendas aprimora a gestão do tempo, feedback, autoconfiança e autoconhecimento para que o vendedor possa trabalhar melhor gradualmente e consiga atingir os resultados que almeja. Dessa maneira, o cliente se sentirá mais comprometido pela solução e isso reduz o número objeções. O coaching de vendas nada mais é que uma metodologia que vai alavancar o potencial de cada profissional a alcançar a melhor performance, seja ele vendedor ou líder.


Dessa maneira, o coaching de vendas irá utilizar ferramentas e técnicas para alavancar resultados. É claro que esse processo envolve áreas de conhecimento e técnicas diferentes. Portanto, o ideal é buscar treinamento ou aperfeiçoar o seu conhecimento sobre esse tema.


Com o uso do Coaching de Vendas, muitas competências técnicas e comportamentais são melhoradas, como por exemplo o ato de ouvir na essência. É fundamental ouvir além das palavras e perceber sinais corporais. Além disso, o processo de Coaching de Vendas aprimora a gestão do tempo, feedback, autoconfiança e autoconhecimento para que o vendedor possa trabalhar melhor gradualmente e consiga atingir os resultados que.


Como podemos ver, num universo tão competitivo, como no mundo das vendas, adicionar ferramentas diferenciadas como as do Coaching, agregam (e muito!) no desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, no alcance efetivo de das metas e objetivos da empresa.


*Artigo publicado na Revista Grandes Formatos

8 visualizações0 comentário
bottom of page