Buscar
  • Iara Luz

Coaching: por que tem se falado tanto sobre isso?



Atualmente muito tem se falado na mídia sobre coaching e dos benefícios que ele pode trazer para o desenvolvimento pessoal e das corporações. Hoje o coaching é um dos processos com maior eficácia dentro das corporações e por isso vou te apresentar uma visão geral do processo e por que esse assunto está tão em evidência.


Qual a origem do Coaching?

Coaching é uma palavra que descrevia o condutor de carruagens na idade média. Estes condutores foram chamados de cocheiros, ou aquele que conduz o coche (nome das carruagens). Por volta de 1850, o termo passou a ser atribuído a professores e mestres de universidades com o significado de tutor, a pessoa responsável por auxiliar os estudantes na preparação de testes e exames.


O americano Timothy Gallery é considerado o “pai do Coaching”, em 1974, ele lançou o livro “O Jogo Interior do Tênis”. A ideia defendida em sua publicação era a de que se observarmos e conhecermos bem nossos pontos de melhoria internos, poderíamos corrigi-los facilmente e potencializar o nosso desempenho não apenas no esporte, mas em todas as áreas de nossa vida. Sua ideia foi tão bem aceita que desde então atua como uma referência no desenvolvimento de líderes, executivos e empresários.


E afinal, o que é Coaching?

É um processo de desenvolvimento pessoal, com validação científica na qual o instrutor (coach) guia o seu cliente (coachee) a evoluir mediante a um objetivo claro. Nas corporações usamos o coaching como forma de atingir alta performance, evoluir os colaboradores, partindo do princípio que os comportamentos podem ser alterados através do autoconhecimento, dominando suas emoções, sentimentos, medos e limitações.


A diferença entre Coach x Coachee

O coach é o profissional que conduz o processo, usando técnicas das mais diversas áreas e trazer entendimento e mecanismos para que você saia do seu estado atual e chegue ao estado desejado. Coachee é termo usado para nomear o cliente.


Qual o objetivo de um processo de coaching?

Quando pergunto às pessoas quais são seus objetivos pessoais ou profissionais, todos têm uma resposta, mas quando pergunto qual a estratégia que os levará a conseguir alcançá-los, nem sempre as respostas são claras. Para tal muitas vezes precisamos alterar nossos comportamentos, desenvolver habilidades, aprimorar competências e atingir resultados extraordinários, sendo esse o propósito de um processo de coaching.


Tipos de Coaching

Existem várias vertentes do coaching que podem ser escolhidas de acordo com cada necessidade. Há desde o Coaching de Vida (busca pela melhor qualidade de vida), Coaching Executivo (destinado a alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócio), Coaching de Carreira (orientação para novas oportunidades) e o Leader Coach (procurado para desenvolver as competências de líderes, entre elas a comunicação, a empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos).


Como é o processo?

O coach não aconselha, nem induz as pessoas. O processo de coaching tem como objetivo gerar autonomia e independência através do auto aprendizado. É usado uma mescla de ferramentas de várias áreas, passando pela administração, gestão de pessoas, PNL e até mesmo a psicologia positiva. Durante as sessões de coaching, com Planos de Ações semanais o cliente estará em treinamento constante, desenvolvendo sua autonomia e independência para poder alcançar novas metas, até mesmo depois do processo.


Coaching é uma terapia?

Muitas pessoas acabam confundindo coaching com terapia. O primeiro diferencial está marcado na formação do profissional, pois a psicoterapia só pode ser feita por um profissional graduado em psicologia. Já o profissional coach pode ter as mais diversas formações, inclusive ser psicólogo. O coaching tem o foco no objetivo futuro, já a terapia trabalha com a cura através de resolução de problemas do passado que impactam no presente.


Por que o coaching é eficaz?

O processo é 100% prático, focado em objetivos futuros, sendo eles claros e mensuráveis. O objetivo do processo de coaching jamais é baseado em criar uma co-dependência do processo e sim uma independência, ensinando técnicas que o Coachee possa usar para a vida. Isso faz com que os resultados sejam rápidos, já que todas as respostas a serem buscadas estão centralizadas no Coachee. A metodologia é decisiva para apoiar as pessoas e organizações a superarem desafios que impedem o sucesso pessoal ou profissional, desencadeando mudanças importantes e significativas no indivíduo, com resultados satisfatórios que podem ser alcançados em pouco tempo.


Formação do Coach

Indiferente da sua formação acadêmica, é necessário da formação em uma escola de referência, embora a profissão não seja regulamentada, existem as escolas com reconhecimento internacional. Por isso, antes de contratar um profissional, certifique-se qual a sua formação e o seu tempo de atendimento. Hoje temos coaches médicos, adm, advogados, economistas e é cada vez maior o número de empresas que têm coaches em suas cia. Como palavra 'coach' é muito ampla, vemos vários profissionais sem formação adequada se auto intitulando, a melhor forma é buscar referências.


E você, já conseguiu analisar são seus pontos fortes e de melhoria? Quais são os bloqueadores mentais que impedem sua evolução? Pense nisso, reflita e saiba que o coaching pode ajudá-lo a conquistar resultados extraordinários em todas as esferas de sua vida.


É por isso que ouvimos falar tanto sobre o Coaching, pois é um processo de alta eficiência para construir profissionais e equipes de alta performance. No futuro, estima-se que cada empresa terá um profissional de coaching para auxiliar no desenvolvimento de todos os seus colaboradores. E engana-se quem pensa que o futuro está distante.


Grandes empresas já enxergaram o potencial e vem trazendo para dentro de suas organizações um profissional de Coaching para impulsionar o sucesso da organização. São raros os líderes e as organizações de sucesso que nunca passaram por um processo de coaching.

3 visualizações

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com