Buscar
  • Iara Luz

Autoliderança: o primeiro passo para ser um bom líder



Sempre que recebo novas turmas para o treinamento de liderança, pergunto o que esperam ter como resultado no final do curso e percebi que a resposta é sempre a mesma: obter ferramentas e fórmulas para liderar uma equipe. É curioso como os participantes do treinamento se espantam ao saber que o primeiro passo de ser um líder é se autoliderar.


Um bom líder é aquele que é capaz de liderar suas emoções, projetos e metas pessoais. Por conta da correria, a maioria das pessoas não investem tempo para se autoconhecer, saber suas forças, fraqueza e riscos. Você já parou para refletir sobre isso?


Investir em autoconhecimento é o início para alcançar a autoliderança. Digo isso porque a autoconsciência é o que leva uma pessoa à reconhecer seus pontos fracos e fortes para que possa quebrar barreiras e evoluir. Quando você se autoconhece, você passa a usar melhor as suas qualidades e de quebra é capaz de identificar são suas falhas para poder melhorá-las. Conforme você se conscientiza daquilo que precisa melhorar, passa a utilizar melhor todas as suas competências e é nesse ponto que se autoliderar é ligado à formação do verdadeiro líder.


Antes de inspirar e motivar pessoas da sua equipe, lembre-se que é necessário ser líder de si mesmo, estar motivado, inspirado e acima de tudo estar preparado para puxar sua equipe para frente. A autoliderança é algo extremamente desafiador e exige muita coragem de olhar para dentro de si e de fato conhecer quem realmente você é, os seus comportamentos e impactos que refletem sua vida pessoal e na vida de todos que estão ao seu redor.


Convido você a partir de agora a se dedicar a desbravar o seu eu interior. Prometo que essa é uma viagem encantadora e cheia de surpresas. Invista no autoconhecimento e se surpreenda ao descobrir o líder que existe dentro de você. Afinal, independente do seu cargo atual (sendo ele de liderança ou não) você precisa liderar a sua vida. Ao desenvolver essa autoliderança você saberá conduzir sua equipe com total maestria.


*Artigo publicado no Jornal O Serigráfico

8 visualizações

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com