top of page
Buscar
  • Foto do escritorIara Luz

A escalada pela liderança feminina



O empoderamento feminino é um assunto que cada vez mais está ganhando visibilidade. Antes a mulheres eram escolhidas para as conhecidas "profissões femininas" relacionadas à beleza, educação e cuidado. Hoje em dia as mulheres provaram que podem sim atuar em áreas que antes eram dominadas pelo homem.


Tudo isso é resultado do empoderamento, ou seja, dar mais poder às mulheres.

O caminho para um cargo mais sênior é uma verdadeira escalada. As mulheres estão cada vez mais preparadas para conquistar o sucesso na carreira profissional pois atualmente representam a maioria nos cursos de graduação, pós e MBA. Portanto, é hora de criar confiança e investir em todas as oportunidades que impulsionam a trajetória profissional.


O mais importante a se fazer é acreditar. Homens e mulheres confiantes têm maior chance de confiar em suas habilidades para crescer na carreira. Porém, são poucas as mulheres que acreditam em seus potenciais. Por isso, é fundamental você (sendo homem ou mulher) apoiar e encorajar uma mulher a se aplicar à cargos que vão além do seu escopo atual.


Além disso, é essencial que gestores e executivos se posicionem sobre a importância da igualdade de gênero. Isso impacta diretamente na harmonia de todos os colaboradores e isso é bom para o crescimento dos lucros, preços e fechamento de negócios em geral.


Todos nós sabemos que subir de cargo, principalmente para a mulher, é uma longa caminhada. Por isso é que todos nós, independente do gênero, precisamos estar unidos para mudar esse cenário. Essa escalada demanda mentores empenhados, confiança e perseverança. Empresas que encorajam mulheres rumo à liderança são empresas que aproveitam ao máximo o potencial dos seus colaboradores e prosperam cada vez mais.


É fundamental que você, mulher, crise o seu espaço e participe ativamente dos vários setores de mercado. Sei que ainda temos muito preconceito nas corporações, mas acredite que ao longo dos meus 20 anos de liderança eu pude vivenciar e superar todo esse preconceito com competência. O importante é focar naquilo que você sabe e pode aprender a fazer de maneira brilhante.


*Artigo publicado na Revista Grandes Formatos

10 visualizações0 comentário
bottom of page